segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

EXÉRCITO BRSILEIRO HOMENAGEIA PE. ROBERTO LANDELL DE MOURA


CENTRO DE TELEMÁTICA LANDELL DE MOURA

 

         O Exército Brasileiro, em reconhecimento ao insígne portoalegrense, denominou o 1º Centro de Telemática de Área (1º CTA), organização militar situada na rua dos Andradas, 562, Centro, em Porto Alegre-RS, responsável pelas redes de dados e telefonia no Estado do Rio Grande do Sul, como Centro de Telemática Landell de Moura.

HISTÓRICO DO 1º CENTRO DE TELEMÁTICA DE ÁREA

          O 1º Centro de Telemática de Área teve sua origem com a criação do Centro de Processamento de Dados NR 3 (CPD/3), criado pelo Decreto 81.204 de 11 de janeiro de 1978, da Presidência da República. As suas instalações se situavam na Rua Veador Porto nº 68, Bairro Santana, em Porto Alegre-RS.

         Em 1978, iniciou-se a implantação do Sistema de Serviço Militar e em 1979, foi instalado o primeiro equipamento de Entrada de Dados o STV-1600 e iniciada a implantação do Sistema de Pagamento Centralizado de Pessoal e dos Sistemas Regionais de Armamento e Munição.

         Em 1983, o Decreto nº 88.501, de 12 de julho, extingue o CPD/3 e cria o Centro de Informática nº 3 (C Infor/3).

         Em 1994, a Portaria 036-EME, de 11 de julho, cria o projeto de desenvolvimento do Sistema Aplicativo Corporativo de Material do Exército para desenvolver o Sistema de Material do Exército (SIMATEx).

         Seguindo a doutrina adotada por países do 1º mundo, os meios e pessoal de comunicações e de informática foram reunidos em uma mesma organização militar. Em 1997, o Centro de Informática nº 3, transformou-se no 1º Centro de Telemática de Área (1º CTA), com a incorporação do pessoal e materiais da então Seção do Serviço Rádio do Ministério do Exército (SSRMEx/3).

         O 1º CTA tem como missão primordial, supervisionar, manter e operar os sistemas de Informática e de Comunicações de interesse do Exército e, particularmente, do Comando Militar do Sul, bem como buscar novas tecnologias para assessorar o escalão superior e participar, quando necessário, da interligação dos sistemas táticos ou operacionais com os sistemas de nível mais elevado, sempre servindo os escalões superiores para facilitar e agilizar a tramitação das informações no apoio à decisão, e tendo como lema: “Informação para a Decisão”.

 

1º Centro de Telemática de Área

Centro de Telemática Landell de Moura

Rua dos Andradas, 562 - Centro

90020-002 - PORTO ALEGRE - RS

Telefone: (51) 3220-6422 - Relações Públicas

Endereço eletrônico: cmdo1cta@direto.eb.mil.br

Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR

                       e-mail: ivanr@cpovo.net

                       Site: www.memoriallandelldemoura.com.br

Conheça a Exposição Itinerante sobre Padre Landell de Moura. Esta Exposição Itinerante está exposta no Memorial Landell de Moura e em eventos, palestra ...
FONTE: QTC LABRE-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário